A idéia de um fim do mundo, a Bíblia Sagrada, o neopentescostalismo, as lideranças religiosas que negam a gravidade da pandemia: tudo isso está relacionado. Nesse Viracasacas recebemos Leonardo Rossatto (@ nadanovonofront) e Samantha Martins (@ samanthaweather) para uma conversa sobre a relação entre teologia na prática, religião e teorias da conspiração. O ouvinte vai entender porque os evangélicos são uma religião que cresce muito no Brasil e como os planos políticos de várias lideranças religiosas acabaram intimamente ligados ao projeto de poder da direita bolsonarista. Também vamos analisar as interpretações teológicas sobre o fim do mundo e como certas vertentes teológicas favorecem uma forte simbiose com teorias da conspiração que não têm origem religiosa. Além disso, discutimos como diversas pautas hoje consideradas quase mandatórias na interação entre política e religião, na verdade são parte de processos políticos e interpretações teológicas que mudaram com o passar do tempo
(por exemplo, ao contrário dos católicos, os evangélicos norte americanos não eram contra o aborto até a década de 1970). Leonardo e Samantha, juntamente com Cedric Graebin, têm o @ teolabcast, um excelente podcast sobre ciências e fé. Confiram!
Dicas Culturais
(Podcast) Teolabcast
(Livros) Série do Mochileiro das Galáxias
(Filme) O Poço
(Livro) Plantas Alimentícias não-Convencionais
Oi pessoal do viracasacas, tudo bem? Adoro o podcast de vcs e sempre que posso ouço. Muito grata e parabéns!
Eu só gostaria de chamar a atenção para uma coisa meio chata deste e do episódio anterior (os outros recentes não cheguei a escutar): o áudio das pessoas convidadas está consideravelmente mais baixo que dos apresentadores… Para quem ouve cozinhando ou lavando a louça etc, como é o meu caso, fica bem difícil de ouvir e acabo perdendo vários comentários que deveriam ser interessantes mas não sei porque não ouvi. Será que teria como vocês equalizarem melhor estes áudios? (Até pq se coloco alto demais, o áudio dos apresentadores estoura o som, visto o tamanho da diferença de intensidade entre eles).
Era isso. Parabéns novamente pelo trabalho com o podcast! Abraços e avante!
Os evangélicos americanos usaram o aborto como bandeira para emergir como um movimento político, mas a real motivação era a segregação racial. Eles não eram contra o aborto, não passavam de cristãos racistas.
Veja a matéria abaixo.
https://www.politico.com/magazine/story/2014/05/religious-right-real-origins-107133